7 dicas para ter um bom relacionamento no trabalho
Quando o assunto é sucesso, postura profissional e boa relação com os colegas no ambiente de trabalho são aspectos fundamentais.
Como a maioria das pessoas passa mais tempo na empresa do que em casa, com os amigos e a família, ter um bom relacionamento com todos aqueles que nos cercam é essencial para a nossa vida.
De acordo com a psicóloga e consultora de treinamento e desenvolvimento, Meiry Kamia, atitudes simples como cumprimentar os colegas, trabalhar com bom humor e ter iniciativa –
podem transformar positivamente o ambiente e tornar o dia a dia muito mais produtivo.
1. CUMPRIMENTE AS PESSOAS:
quem não gosta de ser recebido com um sorriso e um sonoro “bom dia”? Muitas pessoas, por chegarem cansadas, com sono, não percebem que não cumprimentam os colegas.
Olhar nos olhos significa reconhecer as pessoas como seres humanos. Cumprimentá-las é um sinal de respeito, pois mostra que você as reconhece como seus semelhantes
e mantém o caminho aberto para o contato. Não cumprimentar significa ignorar a presença do colega, e isso fecha qualquer tentativa de contato.
2.TRABALHE COM BOM HUMOR:
o sorriso traz leveza para qualquer ambiente de trabalho. É muito bom trabalhar com pessoas bem humoradas porque estão sempre sorrindo e são mais otimistas.
O sorriso é um cartão de visitas que mostra que você está disposto e aberto ao contato humano. Uma cara fechada denuncia uma pessoa que não quer interagir,
ou que está nervoso com alguma coisa, e isso, naturalmente, afasta as pessoas. Muitas vezes, o dia a dia do trabalho e as preocupações fazem com que as pessoas
se esqueçam de sorrir, e as pessoas não percebem que elas mesmas acabam “contaminando” o ambiente com seu mau humor e preocupações.
3.ACEITE AS DIFERENÇAS:
o grande problema dos relacionamentos reside nas diferenças. É difícil aceitar pessoas que pensam e se comportam diferentes de nós.
Procure aceitar que as pessoas são diferentes porque possuem histórias de vida, valores e culturas diferentes e por isso podem enxergar o mundo de um jeito diferente do seu.
Aprenda a se colocar no lugar dos outros e compreender seus pontos de vistas. Compreender o outro significa não julgá-lo, e aceita-lo mesmo quando ele não concorda com o seu ponto de vista.
4.OFEREÇA AJUDA:
tenha iniciativa. Se você perceber que um colega seu está com dificuldade e você pode ajuda-lo, não pense duas vezes! Ofereça ajuda!
Aja com os outros da mesma forma como você gostaria que as pessoas agissem com você. É muito bom poder construir um ambiente de trabalho em que as pessoas colaboram umas com as outras.
Então, comece por você!
5.FIQUE LONGE DAS FOFOCAS:
a fofoca muitas vezes contamina o ambiente de trabalho. Não faça parte de conversas que fazem comentários maldosos com relação a colegas de trabalho.
Caso alguma informação chegue até você, pare e pense: “se você passar essa informação adiante as consequências serão positivas ou negativas?”,
“isso melhorará ou piorará o ambiente de trabalho?”. Se a informação não for ajudar então não passe adiante. Deixe que a informação morra com você.
6.TENHA UMA POSTURA MADURA:
evite melindres, ou ficar na posição de vítima. Caso o seu departamento ou você mesmo tiver que enfrentar algum problema, faça-o de forma madura, sem chiliques,
sem chororôs, sem buscar outros culpados. Baseie-se na realidade e foque na resolução dos problemas. É muito ruim trabalhar com pessoas emocionalmente imaturas.
7.SAIBA RECEBER E DAR FEEDBACKS:
para construir um bom relacionamento é preciso fazer ajustes, por isso saber dar e receber feedbacks é fundamental.
Para alguns, receber feedbacks é mais difícil porque somos resistentes à críticas, por isso ele se torna um grande desafio.
Reconhecer com humildade que é preciso melhorar em alguns aspectos é muito importante e fundamental para construir relacionamentos baseados na confiança.
Saber dar feedbacks também é uma habilidade difícil pois poucos sabem como fazê-lo de forma assertiva e objetiva, de forma a promover o crescimento das pessoas.
Mas a confiança advinda do hábito do feedback é base forte para bons relacionamentos e parcerias de trabalho.